02 agosto 2014

Dicas para blogueiras - Como Conseguir Parcerias?!

Oie amores, tudo bem? Eu vou começar aqui no blog a série dicas para blogueiras, onde pretendo ajudar quem está iniciando um blog agora. O assunto de hoje é: como conseguir parcerias?!


  • Boa aparência, conteúdo de qualidade: Se você quer conseguir parcerias você precisa ter estes dois itens, eles são uma das coisas mais importantes. Você precisa ter um layout organizado, e com a aparência bonita, a pior coisa é você entrar em um blog e está tocando aquela música altíssima, isso assusta qualquer um, você espanta os leitores e possíveis empresas parceiras, também não é nada bacana você ter aquelas estrelinhas, corações, borboletinhas saindo da seta. Você precisa de um layout com uma aparência profissional e não infantil. Conteúdo de qualidade, o legal é você tirar suas próprias fotos, escrever seus próprios textos e não sair copiando de blog nenhum. Você acha que faz looks legais? Porque não fotografa e coloca no blog? Melhor do que colocar fotos de famosos que estão em 99% dos blog, e o principal escreva de forma correta. Seja original e criativo!

  • Número de seguidores: Agora que você já tem um layout bacana e organizado e um conteúdo legal, está na hora de conseguir seguidores, leitores, pois não adianta nada você sair correndo para pedir parcerias com 100 seguidores, a única coisa que você vai receber é um NÃO. Essa é a hora de divulgar seu blog, divulgue para Deus e o mundo, seus amigos, familiares, pelo twitter, facebook pessoal, existem blogs que divulgam outros blogs, é só pesquisar no google que você acha. Quando eu comecei a pedir parcerias as empresas falavam que o número mínimo era de 1.000 seguidores. Se você ainda não atingiu esse número não precisa se desesperar e chorar, basta divulgar, divulgação é tudo.  Para conseguir seguidores você pode realizar sorteios, a maioria irá seguir/curtir seu blog somente pelo sorteio, mas uma parte irá entrar em seu blog e se gostar do conteúdo poderão se tornar leitores fiéis. 

     - Agora que você seguiu essa duas regrinhas aí de cima está na hora de entrar em contato com as empresas. 
  1. Procure empresas que tenham a ver com o seu público, com o assunto que você aborda em seu blog. Não adianta você falar de uma empresa de surf em um blog de beleza não é mesmo?
  2. Procure empresas/lojas não tão famosas, comece primeiro com empresas menores, pois a chance delas aceitarem são maiores.
  3. Procure saber sobre a empresa/loja, sobre sua reputação, se é confiável, pois quando você fechar a parceria sua imagem/nome será associado a empresa, e caso seus leitores possam ter algum problema a culpa cairá sobre você.
     - Pronto! Agora chegou a hora de enviar um e-mail a empresa/loja.
  • Como entro em contato com a empresa/loja? Entre no site da empresa que você deseja e clique na aba contato, agora é só você escrever para a loja.
  • O que escrever? Comece fazendo uma breve apresentação sobre você e o seu blog, fale sobre quantos seguidores tem no blog, fan page, twitter. Ex: Olá, me chamo fulana de tal, solteira, tenho certa idade. Tenho um blog de beleza chamado tal, o blog foi criado dia tal com o intuito de... Hoje o blog conta com x seguidores no blog, x curtidas na fan page, x seguidores no twitter. É mais ou menos assim que você tem que se apresentar e não assim "tenho um blog e quero receber os produtos de vocês" , vocês tem que parecer profissional, não usem abreviações. Depois de fazer a sua apresentação fale um pouco sobre a proposta que você desejaria fazer com a empresa, testar produtos e resenhar no blog, sorteio, cupom, publieditorial/post pago (o publieditorial é mais difícil de se conseguir, então aconselho não falar dele nesse momento.) Algumas empresas pedem para que você envie o mídia kit do blog, (vou fazer um post explicando como fazer), caso você não tenha basta falar que ainda está em construção, andamento e logo que estiver pronto irá enviar. Pronto! E-mail enviado, agora é só esperar a empresa entrar em contato.

Quando fechar uma parceria procure ser o mais profissional possível, se você se comprometeu para fazer algo, faça, não passe uma imagem ruim para a empresa. E lembre-se sempre parceria tem que ser algo benéfico para ambas as partes, não explore as empresas e também não deixe que te explorem.

Espero que tenha dado para vocês entenderem. Fiquem de olho que irei fazer mais post sobre dicas para blogueiras. :)
Share:

Um comentário: