12 outubro 2012

Pele Oleosa. Como cuidar?

Sim, sim, eu estou viva! Gente que semana foi essa hein? Minha semana foi correria pura, nunca fiz tanta coisa e a semana passou voando. Não conseguir colocar nenhum post no ar, e olha que já tinha posts prontos.
Só quem tem pele oleosa sabe o quanto é difícil cuidar da pele. 

  • Pele Oleosa

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida. Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética.  Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.
  • Poros Dilatados
Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção.
Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.
  • Limpeza
Procure não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, e sempre com água fria, para não estimular a produção de sebo. É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos . À noite, é fundamental que retire a maquiagem com demaquilante sem álcool. É bom que a pessoa faça uma vez por semana uma esfoliação suave.
  • Esfoliação
A esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes.
  • Tonificação
Usar produtos adstringentes, sem álcool na fórmula, para fechar os poros e equilibrar o pH,

  • Hidratação
Na hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros da pele. Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.
  • Proteção Solar
Utilize hidratantes especiais para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol. 

  • Maquiagem
Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é extremamente importante que a pele esteja limpa e tonificada. Utilize base facial livre de óleo e use um pó facial para tirar o brilho excessivo da pele. Mas cuidado para não usar maquiagem em excesso, pois isso pode deixar a pele ainda mais oleosa.
Share:

6 comentários: